Parcerias - Artigos para Setembro 2019

  • Setembro, 2019
  • Realização das II Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente

    As II Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente ocorreram ontem, 11 de setembro de 2019 e tiveram como tema "O Território como Recurso Educativo".
    Numa intervenção conjunta, o Município de Benavente, o Centro Educatis e os Agrupamentos de Escolas de Samora Correia e de Benavente mobilizaram-se no sentido de dar voz ao território como recurso educativo.
    A participação e o interesse dos presentes revelaram o sucesso da iniciativa.

    Vamos continuar!


    Projetos Pedagógicos

    Read More

  • II Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente "O Território como Recurso Educativo"

    O Território, na aceção de “unidade” física e comunitária socialmente construída e dinâmica, constitui hoje uma área fundamental do conhecimento e da intervenção educativa local. Perspetiva-se o território como espaço de aprendizagem política, social, ética, científica, histórica e cultural. Promove-se a cidadania local no sentido de aproximar todos os agentes educativos e os alunos, em especial, à comunidade, incentivando a aprendizagem através da exploração do vasto património material, imaterial e natural, valorizando aspetos da educação não-formal que lhes são familiares.

    Neste contexto, o Município de Benavente, o Centro Educatis e os Agrupamentos de Escolas de Samora Correia e de Benavente mobilizam-se, numa intervenção conjunta, no sentido de dar voz ao território como recurso educativo. As II Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente respondem a esta demanda, iniciando o processo de inventariação e de reconhecimento dos recursos locais, divulgando-os e perspetivando-os, assim o desejamos, como recursos educativos percursores do desenvolvimento da componente local e regional do currículo, na perspetiva da mobilização do saber em ação.

    Nesta primeira fase, optamos por identificar quatro grandes áreas/ eixos temáticos - Património e Cultura, Natureza e Sustentabilidade, Atividades Económicas e Saúde e Bem-estar - a partir dos quais identificamos e organizamos um programa diversificado de visitas, concretizadas em oficinas temáticas. Deste modo, acreditamos dar o mote para a identificação de conteúdos curriculares integrados num futuro portefólio de aprendizagens disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, enquadrado no entendimento das políticas de Flexibilização Curricular na Escola Inclusiva.

    Publicamente assumimos a responsabilidade de iniciar o processo para o qual contamos com a intervenção de toda a comunidade educativa, no sentido do exercício da Cidadania local, investindo numa cultura do território.

    Jornadas exclusivas para os Docentes, Pais, Psicólogos e Técnicos Especializados do Concelho de Benavente
    Inscrições em:
    http://bit.ly/jornadaseducativasbenavente


    programacomlink.pdf

    Projetos pedagógicos - Guiões das oficinas temáticas

Página 1 de 1, totalizando 2 artigos