Entradas por Gestor

  • Setembro, 2020
  • ACD integrada no evento “Lezíria Inspiring the Future”

    Durante o evento “Lezíria Inspiring the Future” organizado pela CIMLT, terá lugar uma Ação de Curta Duração, destinada a professores e certificada pela rede de Centros de Formação Lezíria e Médio Tejo, nomeadamente o Centro Educatis, o Centro da Lezíria do Tejo, o Centro de Formação A23 e o Centro de Formação Lezíria Oeste.

    A ACD é constituída por 3 sessões:

    - 16 de setembro I 18:38 I Workshop “Promover a inteligência emocional nas crianças e jovens de hoje” I Ricardo Cabete;
    - 24 de setembro I 18:38 I Workshop “Promover a criatividade e inovação nas crianças do séc. XXI” I Ivete Azevedo;
    - 25 de setembro I 18:38 I Workshop "Segredos para alcançar o sucesso na escola" I Renato Paiva.

    A certificação desta ACD depende de inscrição realizada até dia 15 de setembro, através do link:
    https://forms.gle/cyEyghfA3UhGFh366
  • 5º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar “Políticas de educação em tempos de pandemia”

    O 5º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar “Políticas de educação em tempos de pandemia” resulta de uma organização conjunta do IE-ULisboa e do Fórum Português de Administração Educacional, tendo como destinatários todos os profissionais envolvidos no setor da educação, bem como todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.
    O recente contexto de pademia trouxe muitas alterações à realidade da escola e várias foram as formas de atuação, quer por parte decisores políticos, quer por parte dos profissionais da educação.
    Como é referido na página de divulgação do evento:
    "Este encontro visa contribuir para esse maior conhecimento da realidade da decisão política, central e local, refletindo sobre as possibilidades de mudança face às tendências que têm marcado as políticas educativas e de gestão escolar nas últimas duas décadas. A abertura do encontro contará com uma conferência com António Nóvoa e terá momentos de reflexão e debate centrados nas escolas, na administração educativa e em experiências internacionais."

    O encontro é gratuito e terá lugar online nos dias 24 de setembro, 28 de outubro,18 de novembro e 15 de dezembro, sempre às 18:00, estando sujeito a inscrição em http://www.ie.ulisboa.pt/events/5o-encontro-politicas-publicas-e-gestao-escolar-politicas-de-educacao-em-tempos-de-pandemia?l=L1&ri=0


  • Um mundo novo, a mesma escola - Webinar - Município de Coruche



    No dia 9 de setembro de 2020 às 18:30, o município de Coruche assinala o arranque do ano letivo com um webinar intitulado "Um mundo novo, a mesma escola". Este evento, que ocorre no Facebook e no Youtube, tem como participantes o Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa e os principais responsáveis locais na organização do ano letivo 2020/2021. O webinar pretende contribuir para o esclarecimento de pais e Encarregados de educação, considerando o regresso às aulas em tempo de Covid.
  • XV Congresso bienal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

    A Diretora do Centro Educatis, Clara Freire da Cruz, irá proceder à apresentação do projeto formativo "A História Local no processo Ensino-aprendizagem: perspetivas, contributos e desafios" no XV congresso bienal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,  dedicado ao tema Liberdade, Equidade e Emancipação e que vai ter lugar online, nos dias 10 a 12 de setembro de 2020.

    O Congresso terá momentos de trabalho em tempo real (streaming),com a possibilidade de interação entre vários interlocutores e conta com participantes nacionais e internacionais.

    Mais informações em:

    https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/

    Read More

  • Julho, 2020
  • Encontro virtual de professores participantes no projeto "Vamos Cuidar no Planeta"

    No dia 3 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, terá lugar o encontro virtual de professores participantes no projeto "Vamos Cuidar no Planeta", através da plataforma Zoom.

    Este encontro promove a partilha da experiência de participação dos professores no projeto, pelo que haverá a intervenção de professores dos Agrupamentos Associados do Centro Educatis. Esta iniciativa pretende dar conta dos próximos passos do projeto, destinando-se a todos os professores que participaram na ação de formação, bem como a outros professores das escolas participantes que tenham interesse em estar presentes.

    https://vamoscuidardoplaneta.wixsite.com/vcdp
  • Comunidades de Prática

    O Centro Educatis realizou duas ACD de 6 horas cada, com a designação geral de "Comunidades de prática". Num primeiro momento, o  tema foi "A Pedagogia do Ensino a Distância" e tivemos do privilégio de ouvir e interagir com Professora Doutora Cláudia Neves da Universidade Aberta de Lisboa, formadora com ampla experiência nesta área. Os formandos participaram via Zoom e de forma assíncrona através do Moodle do Centro Educatis

    A segunda ACD intitulada " A Escola Inclusiva em tempos de distanciamento social" foi orientada pela formadora Ilda Neves e pela representante AFC, Raquel Oliveira. Nesta ACD, os formandos de todos os grupos de recrutamento e de vários Agrupamentos trabalharam em grupos, nas salas simultâneas do Zoom, partilhando as suas experiências e práticas no âmbito da inclusão. Nas horas de trabalho assíncrono, para além do recurso ao Moodle, os formandos tiveram acesso a questionários no Google e publicaram as suas reflexões num padlet: https://padlet.com/afceducatis/guyzskw1fde0pdad

    Read More

  • Sítio do Educatis sobre Escolas Inclusivas

    No âmbito do tema da Escola Inclusiva e considerando os normativos 54/ 2018 e 55/ 2018  de 6 de julho, o Centro Educatis reuniu recursos e vários materiais numa página web que  aborda aspetos com o Desenho Universal para a aprendizagem,  a abordagem multinível, os recursos específicos de apoio à inclusão o papel da EMAEI,  instrumentos de autorreflexão, entre outros.

    Também foi criada uma disciplina no Moodle, inserida na categoria "5 -Recursos Educativos" intitulada "Escola Inclusiva", disponível a todos os utilizadores inscritos mediante autoinscrição.

    https://sites.google.com/view/escolasinclusivas/home
  • Última sessão da Oficina de Formação "Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação"

    No passado dia 24 de junho teve lugar a última sessão da Oficina de Formação "Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação" integrada no Projeto Nacional MAIA, coordenado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes.
    A apresentação dos Projetos de Intervenção a implementar nos Agrupamentos envolvidos - Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos e Samora Correia - representa o início de uma outra etapa rumo à mudança e a novos desafios.
    A formação foi conduzida pela formadora Leonor Cadório e contou com a participação da representante no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Raquel Oliveira.
    A todos os participantes um enorme agradecimento.

  • Maio, 2020
  • Perguntas Frequentes - DGAE: Avaliação do desempenho docente e formação

    Considerando que a atual situação de pandemia determinou a suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, inviabilizando o cumprimento dos requisitos para a progressão na carreira docente, designadamente a formação contínua, a avaliação do desempenho docente, a observação de aulas, foram interrompidos procedimentos já iniciados ou adiados outros já previstos. Assim, na sequência da Circular N.º B20028014G de 14.04.2020 , a DGAE publicou as "Perguntas Frequentes", documento cuja leitura se aconselha.


    Perguntas_frequentes_Circular_B20028014G_de_14-04-2020_1_1.pdf





  • Abril, 2020
  • Medidas excecionais e temporárias na área da formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas

    O Centro Educatis divulga a Circular da DGAE sobre medidas excecionais e temporárias na área da formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas:

    A publicação do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que decretou a suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, bem como a publicação do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, que determinou, face à declaração do estado de emergência em Portugal, entre outras medidas, a obrigação de recolhimento domiciliário dos cidadãos, podem inviabilizar o cumprimento dos requisitos obrigatórios para a progressão na carreira docente, designadamente a formação contínua, a avaliação do desempenho docente e a observação de aulas.

    Assim, conforme estatuído no n.º 3 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 14 de abril, e de modo a garantir que os Centros de Formação de Associação de Escolas, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas e os docentes tenham oportunidade de desenvolver/concluir os procedimentos necessários ao cumprimento daqueles requisitos foi adotado um conjunto de medidas excecionais, que se encontram explicitadas na Circular B20028014G:


    Circular_-_Formaco_e_Avaliaco_em_tempo_de_exceco.pdf
  • Ciclo de LE@DTalks em Tempo de Pandemia

    O Centro Educatis divulga o Ciclo de LE@DTalks em Tempo de Pandemia:

    O Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) em associação com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta organiza uma LE@D Talk sobre educação em tempo de pandemia: “A ação dos diretores escolares nos processos de transição digital”.

    Nesse sentido, terá lugar uma sessão LEAD Talks no dia 5 de maio às 17h30 que contará com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos (ver cartaz).

    As LEAD Talks são sessões realizadas por investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sediado na Universidade Aberta. Estas sessões giram em torno de temáticas de investigação do LE@D e nos últimos 10 anos têm contado com a participação de investigadores (nacionais ou internacionais) e/ou atores da sociedade civil envolvidos em temas que são investigados pelo LE@D.

    As sessões decorrem online, sendo necessária uma inscrição prévia.

    Mais informações e todas as iniciativas em: https://lead.uab.pt

    Cartaz de dia 5 de maio: Lead_Talks_Sessao_5_MAIO.pdf
  • Questionário Formandos e Formadores

    A atual situação de pandemia causada pelo Covid 19 inviabiliza a realização de formação presencial.
    Assim, o Centro Educatis criou um questionário que constitui uma forma de aferir, antecipadamente, os recursos/ equipamentos/ competências digitais que cada formando dispõe para garantir a sua participação nas sessões síncronas e assíncronas de formação a distância.
    Agradecemos, desde já, a vossa resposta ao referido questionário, enviado por correio eletrónico, dirigido neste primeiro momento, a quem está inscrito numa das seguintes ações:

    - 02/ 2020 - Planificar, construir, monitorizar e avaliar um projeto nas línguas;
    - 04/ 2020 - Aprendizagem ativa com recurso às TIC;
    - 07/ 2020 - A escola como comunidade aprendente;
    - 08/ 2020 - Articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico;
    - 11/ 2020 - A História Local no processo Ensino-aprendizagem: perspetivas, contributos e desafios;
    - 12/ 2020 - A História Local no processo Ensino-aprendizagem: perspetivas, contributos e desafios;
    - 14/ 2020 - Educação para a cidadania: que desafios?;
    - 15/ 2020 - Tecnologias Educativas para os Direitos Humanos, Diversidade, Identidade e Cidadania Ativa;
    - 16/ 2020 - O Nosso Universo Geometrizado;
    - 20/2020 - Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação;

    Centro Educatis: Estamos On
  • Março, 2020
  • Formação de Formadores do Centro Educatis: "Metodologias e ferramentas de trabalho a distância"

    Neste contexto atual e suas contingências, importa encontrar novas formas de trabalho e formação.
    Assim, o Centro Educatis, com o objetivo de melhor organizar e monitorizar os processos de formação a distância, correspondeu à proposta de formação de formadores lançada pelas Professoras Cristina Novo e Ana Torres da Escola Superior de Educação de Santarém.
    Deste modo, amanhã - dia 18 de março - ocorrerá uma sessão online, em modalidade síncrona, destinada a formadores do Centro Educatis. Nesta sessão, será feito um enquadramento da modalidade de ensino a distância e apresentadas as ferramentas e mostrado o seu funcionamento.
  • Fevereiro, 2020
  • Colóquio "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?"

    Decorreu no dia 20.02.2020, o colóquio "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?" organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta questão foi introduzida pelos oradores Júlio Pedrosa, Adelina Precatado, Ariana Cosme e Maria João Valente Rosa, com a moderação de Bártolo Paiva Campos.

    O Estado da Educação 2018 é uma relatório anual publicado pelo CNE desde 2010, que apresenta dados e indicadores sobre a educação em Portugal e na Europa. A edição deste ano, inclui três partes:

    I - Dados de referência - Quadro de referência para as políticas europeias e nacionais e Indicadores para Portugal;
    II - Todos podem aprender: oito casos em análise - escolas e outras instituições educativas exemplificativas de estratégias de mudança para uma aprendizagem inclusiva com sucesso pleno;
    III - Olhares para o Futuro - textos de diferentes autores que identificam áreas e problemas prioritárias.

    Este relatório integra dados e informações fundamentais para uma reflexão e debate sobre a educação no nosso país.

  • Planos de Inovação

    A Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, define e consagra às escolas uma maior flexibilidade curricular, concretizada numa gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário.
    Neste âmbito, o presente normativo estabelece os termos e as condições da adoção e implementação de um plano de inovação necessário quando a escola decide que uma gestão superior a 25% permite desenhar respostas mais adequadas ao contexto da sua comunidade educativa, tendo em vista quer a promoção da qualidade das aprendizagens, quer o sucesso pleno dos alunos.
    No presente ano letivo 2019/2020, 78 Agrupamentos - a nível nacional - viram os seus Planos de Inovação aprovados, sendo um deles o Agrupamento de Escolas de Benavente.
    Cada Agrupamento com um Plano de Inovação aprovado tem a responsabilidade de promover a sua publicitação na Internet, no sítio institucional da escola.

Página 1 de 4, totalizando 46 artigos